Servidor 27/10/2021 - 17:16:57
‘Minuto Memória’: prestes a se aposentar, Olindina Santiago já fala em saudades do TJAL
Servidora ingressou no Judiciário em dezembro de 1989 relembra, emocionada, sua trajetória

Olindina Santiago Pinheiro é servidora do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) há mais de 30 anos. Na série "Minuto Memória", ela fala sobre o seu trabalho, as lembranças colecionadas ao longo dos anos e sobre a saudade que vai sentir da rotina no Poder Judiciário.

A servidora Olindina se emocionou ao falar da proximidade da sua aposentadoria, quando deixará as atividades no Judiciário. “No próximo ano, em dezembro, estou me aposentando, deixando com muita saudade, porque já vou completar meus 75 anos e tenho que ir embora. Se puder continuar trabalhando até os 100 anos, eu fico”, disse. 

Atuando na direção-geral e no plenário, Olindina é responsável pela confecção e manutenção do vestuário dos desembargadores. “Quando é preciso, mando lavar as togas. Quando tem um desembargador pra tomar posse, também mando fazer as togas”, contou.  

Entre suas memórias, a servidora destaca as duas lembranças que mais lhe marcaram. "Em 1989, no dia 13 de dezembro, quando tomei posse aqui no Tribunal. A outra foi quando o desembargador Danilo Acioly passou mal aqui no Pleno e não voltou. Essa tristeza me marcou muito".

A série "Minuto Memória" é um projeto do Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário, produzido em parceria com a Dicom e apoiado pela Presidência do TJAL. O objetivo é usar a história oral, suas personagens, acontecimentos e modos de vida, contribuindo para a preservação da memória da instituição. Os vídeos fazem parte da programação alusiva à Semana do Servidor.
  

Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL - JT


























LEGISLAÇÃO E NORMAS