Mulher 27/09/2021 - 15:51:37
Entidades discutem capacitação e inserção de vítimas de violência doméstica no mercado
'Muitas vezes a mulher permanece nesse ciclo por conta da dependência econômica', afirmou a coordenadora da Casa da Mulher, Érika Lima

Érika Lima debateu parcerias com o Senac/AL e explicou o funcionamento da Casa da Mulher. Érika Lima debateu parcerias com o Senac/AL e explicou o funcionamento da Casa da Mulher. Foto: Pedro Lima
Parceria promete inserir vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho

Representantes da Casa da Mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e de outras entidades se reuniram nesta segunda (27), no Senac do Poço, para discutir formas de capacitar vítimas de violência doméstica e inseri-las no mercado de trabalho. Por meio de parcerias entre as instituições, deverão ser oferecidos cursos e vagas de trabalho em bares, restaurantes e hotéis de Maceió.

"Se a mulher não for inserida no mercado de trabalho, dificilmente ela vai conseguir sair do ciclo de violência. Muitas vezes a mulher permanece nesse ciclo por conta da dependência econômica", disse Érika Lima, coordenadora da Casa da Mulher.

De acordo com a presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB/AL, Caroline Leahy, cerca de 30% das mulheres que vivenciam esse tipo de violência dependem economicamente do agressor. "Elas precisam se empoderar para quebrar esse ciclo encontrando oportunidades de trabalho. Essa grande parceria com o Senac pode ajudar as mulheres a se capacitarem e encaminhá-las para o banco de oportunidades das empresas previamente cadastradas", explicou.

Para a deputada estadual Jó Pereira, que também participou da discussão, é importante articular redes entre o poder público e a iniciativa privada. "Articulamos com a Associação Alagoana dos Hotéis e também dos Restaurantes para que absorvam essa mão de obra capacitada e deem prioridade para inserir a mulher vítima de violência no mercado de trabalho".

Também participaram da reunião o presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, a diretora regional do Senac Alagoas, Ivanilda Silva, os deputados estaduais Gilvan Filho e Ângela Garrote, a delegada da Casa da Mulher, Rosimere Chaves, e representantes da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).

Mark Nascimento - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br
























LEGISLAÇÃO E NORMAS