TJAL na Bienal - 10/11/2019 - 16:13:48
Bienal: Juiz Hélio Pinheiro conversa sobre seus livros recentes
Roda de conversa marcou o encerramento das atividades do Judiciário na 9ª Bienal do Livro de Alagoas

Juiz Hélio Pinheiro conversou sobre seus dois últimos livros publicados. Juiz Hélio Pinheiro conversou sobre seus dois últimos livros publicados. Foto: Caio Loureiro

O juiz Hélio Pinheiro Pinto, da 15ª Vara Criminal de Maceió, participou, neste domingo (10), da Bienal do Livro e conversou sobre suas últimas obras publicadas: "Filosofia Contemporânea do Direito e Conectividades" e "Juristocracia - O STF entre a judicialização da política e o ativismo judicial".

O livro "Filosofia Contemporânea do Direito e Conectividades", lançado no último dia 25, na Escola da Magistratura (Esmal), traz também como coordenadores e articulistas os professores Adrualdo de Lima Catão, Bruno de Lima Acioli e Mariana Oliveira de Melo Cavalcanti. 

O "Juristocracia - O STF entre a judicialização da política e o ativismo judicial" foi lançado em março do ano passado, também na Esmal. "Sempre gostei desses temas, seja Filosofia do Direito, seja a relação às vezes de tensão entre o próprio Direito e a política", contou o magistrado.

Segundo Hélio Pinheiro, a Constituição deseja uma relação harmoniosa entre os Três Poderes, mas nem sempre isso ocorre. "O Legislativo e o Executivo, intuitivamente, preferem atuar sem intervenções e o Poder Judiciário chega para fazer essa intervenção que a política não deseja".

E completou: "Normalmente há um certo conflito, mas nos países com democracia consolidada, como o Brasil, a relação entre Direito e Política tem sido mais sinérgica do que de tensão".

A roda de conversa marcou o encerramento das atividades do Poder Judiciário de Alagoas na 9ª Bienal do Livro.

Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3240 / 3141 


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.