Esmal - 09/03/2020 - 15:34:10
Esmal promove minicurso sobre como elaborar um projeto de pesquisa
Capacitação ocorreu na sexta-feira (6) e foi conduzida pelos professores Vivianny Galvão e Hugo Leonardo Rodrigues

Foto: Carolina Amâncio

Mais de 50 magistrados e demais servidores do Poder Judiciário participaram, nessa sexta-feira (6), do minicurso ?Como elaborar um projeto de pesquisa?. Conduzida pela professora Vivianny Kelly Galvão e pelo professor Hugo Leonardo Rodrigues Santos, a capacitação de oito horas-aula foi promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esmal). 

Um dos objetivos do curso foi auxiliar os interessados em participar da seleção do mestrado em Direitos Humanos, que será oferecido pela Esmal em parceria com o Tribunal de Justiça (TJAL) e a Universidade Tiradentes (Unit), a construir um projeto de pesquisa de acordo com as linhas de pesquisa indicadas no  edital do programa. 

No período da manhã, a professora Vivianny explicou como preencher cada item do modelo de projeto de pesquisa adotado pelo programa de mestrado. À tarde, o professor Hugo Leonardo Rodrigues Santos se juntou a ela para tirar dúvidas práticas dos participantes. 

De acordo com Vivianny,  foi a primeira vez que alguns dos participantes do minicurso elaboraram um projeto de pesquisa. ?Geralmente essa experiência vem da graduação ou da especialização, mas não é tão intensa, a não ser que a pessoa tenha passado por programas de iniciação científica?, destacou. 

O programa de mestrado em Direitos Humanos oferece dez vagas para magistrados, cinco para servidores e outras cinco para o público em geral. As inscrições podem ser feitas clicando aqui até 16 de março. A aula inaugural do curso está prevista para o dia 3 de abril. 

O mestrado traz as seguintes linhas de pesquisa: Direitos Humanos na Sociedade e Direitos Humanos, Novas Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável. O processo seletivo será composto por análise do projeto de pesquisa, entrevista e análise de currículo. O curso será gratuito para magistrados e servidores do Judiciário, que deverão assinar termo de compromisso caso sejam aprovados.


Carolina Amâncio - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.