Esmal - 17/02/2020 - 18:00:27
PCJE lança cronograma de atividades para 2020
Tema deste ano é 'Cidadania: Educando e Construindo Valores'; ações têm início no mês de março

Coordenador do PCJE, juiz Anderson Passos agradeceu a participação dos educadores nas ações do Programa. Coordenador do PCJE, juiz Anderson Passos agradeceu a participação dos educadores nas ações do Programa. Foto: Lucas de França

O cronograma de atividades do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) para o ano de 2020, foi lançado, nesta segunda-feira (17), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Com o tema ?Cidadania: Educando e Construindo Valores", o PCJE irá realizar, a partir do mês de março, ações em 12 escolas da rede pública, sendo seis estaduais e seis municipais.

Coordenado pela Esmal, o PCJE realiza atividades como palestras, caminhadas educativas na praia, bibliotecas e parque municipal. Sessões de cinema e projetos como o Jovem Juiz, que leva os estudantes para acompanhar o trabalho de magistrados nos júris, também fazem parte do programa.

O Programa realiza suas atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Esse ano, três novas escolas da rede pública aderiram ao programa: Escola Municipal Pompeu Sarmento, Escola Estadual José da Silveira Camerino e Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly.

"Por meio do Cidadania, nós podemos conversar diretamente com as crianças, levar para a comunidade um pouco de informação sob um ponto de vista diferente. É interessante para os adolescentes estarem discutindo com um magistrado, um servidor do Tribunal de Justiça. Pra gente isso é importante. O PCJE é um ponto de abertura, de aproximação do Judiciário com a comunidade?, afirmou o juiz coordenador do programa, Anderson Passos. Na ocasião, ele também  agradeceu e enfatizou a importância da participação dos professores e gestores das escolas nas ações do Cidadania

A superintendente da rede estadual da educação, Roseane Vasconcelos, por sua vez, confirmou os benefícios da parceria entre Judiciário e comunidade escolar. "É um programa importantíssimo para os nossos adolescentes, que são o futuro da nossa nação. É com muito orgulho que abraçamos mais um ano e agradecemos esse trabalho conjunto que sempre deu certo".

O encontro para lançamento do calendário de atividades contou com a presença de professores da rede pública e de servidores das secretarias municipal e estadual da educação.  Na oportunidade, foram apresentados os objetivos e ações do PCJE. O momento cultural ficou por conta do servidor da Esmal , Diego Firmino, que executou canções no violino para os profissionais da educação presentes.

A primeira atividade que será realizada pelo Cidadania será no dia 13 de março. Professores, gestores e toda equipe administrativa da Escola Estadual Maria das Graças participarão de uma sensibilização sobre o "Espaço Mediar", uma sala de mediação e conciliação que será criada na escola.


Lucas de França ? Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br ? (82) 2126-5378


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.