Geral - 13/01/2020 - 11:53:36
TJ treina juízes leigos que ajudarão a descongestionar juizados
Contratados atuarão no âmbito do programa Justiça Efetiva, confeccionando minutas de decisões e presidindo audiências

Presidente Tutmés Airan fala aos aprovados, ao lado do juiz Anderson Passos. Presidente Tutmés Airan fala aos aprovados, ao lado do juiz Anderson Passos. Foto: Isaac Neves.
Esmal inicia treinamento de classificados no concurso para juiz leigo

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) iniciou o treinamento dos 150 aprovados no concurso de juiz leigo. A princípio, pelo menos 50 deles serão contratados para auxiliar magistrados de juizados especiais, confeccionando minutas de decisões e presidindo audiências de conciliação.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan, que participou da abertura do curso nesta segunda-feira (13), a expectativa é que o reforço traga celeridade para unidades congestionadas. Eles atuarão no âmbito do programa Justiça Efetiva.

?Esse programa (Justiça Efetiva) foi lançado experimentalmente com três equipes, e conseguiu movimentar 60 mil processos em quatro meses. Se passa a ter oito equipes, como queremos, o movimento vai ser muito maior. Já é muito expressivo e vai ser um trabalho espetacular. É o mais importante programa de apoio à jurisdição do Poder Judiciário de Alagoas?, afirmou Tutmés Airan.

O curso tem caráter eliminatório ? é necessário atingir uma pontuação mínima nas avaliações feitas pelos professores ? e segue até o dia 27 de janeiro, com 8h de aula por dia. O presidente da comissão do concurso, juiz Anderson Passos, explica que o treinamento tem o objetivo de passar noções das atividades que eles vão desenvolver.

?São questões práticas do dia a dia, para que eles possam já saber qual atividade que eles devem realizar e quais os problemas que eles vão enfrentar. Acreditamos que a vinda dos juízes leigos vai realmente melhorar a prestação jurisdicional?, disse Anderson Passos.

Uma das selecionadas, a advogada Stephanie Lopes, vê o trabalho como uma oportunidade de crescimento profissional e contribuição à sociedade. ?[Vou poder] ver mais de perto a atuação do magistrado, tendo em vista que tenho o objetivo de chegar à magistratura. E é gratificante poder auxiliar a sociedade como um todo nesse projeto da Justiça Efetiva?.

O contrato dos juízes leigos é temporário; tem duração de um ano e pode ser renovado por igual período.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.