Geral - 10/01/2020 - 14:15:54
TJ de Alagoas abre seleção de estágio em Jornalismo
Inscrições poderão ser feitas até 27 de janeiro, no site da Escola da Magistratura (Esmal); prova está prevista para o dia 11 de fevereiro

Aprovados serão convocados na medida em que surgirem vagas nos setores de comunicação do Judiciário alagoano. Aprovados serão convocados na medida em que surgirem vagas nos setores de comunicação do Judiciário alagoano. Arte: Dicom

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) abre, nesta segunda-feira (13), as inscrições para o processo seletivo de estágio em Jornalismo. Os interessados devem efetuar a inscrição no site da Escola Superior da Magistratura (Esmal) até 27 de janeiro. A prova está prevista para 11 de fevereiro. Confira aqui o edital.

Os candidatos com deficiência deverão indicar sua condição no ato da inscrição, além de enviar o laudo médico até 20 de janeiro. 10% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros.

Os aprovados comporão cadastro reserva e poderão ser convocados na medida em que surgirem vagas nos setores de comunicação do Judiciário alagoano. No momento da convocação, os aprovados devem cursar o 5º ou o 6º período do curso.

A carga horária do estágio é de 24 horas semanais e o contrato é de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais um ano. O estagiário receberá bolsa equivalente a um salário mínimo e auxílio-transporte.

Prova

A prova será composta por sete questões objetivas, valendo um ponto cada; uma questão discursiva, valendo três pontos; e redação, que consistirá na elaboração de uma matéria jornalística, com no mínimo 25 e no máximo 45 linhas, valendo de zero a dez. No dia da prova, os candidatos deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e comprovante de inscrição.

Os assuntos abordados serão: técnicas de redação jornalística: título, lead e pirâmide invertida; gêneros jornalísticos; características, linguagens e princípios do texto jornalístico. Também serão abordados conhecimentos básicos sobre o Poder Judiciário: organização e competências, atribuições dos profissionais operadores do Direito, atualidades sobre a Justiça alagoana, órgãos fracionários do TJAL e suas funções.

Caso deseje, o candidato poderá doar duas latas de leite em pó, que serão destinadas ao Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). As doações devem ser entregues na Coordenação de Estágios da Esmal até o dia da prova. O setor, responsável pela organização do certame, funciona das 8h às 18h, na rua Cônego Machado, nº 1.061, bairro Farol. Mais informações pelos telefones (82) 2126-5360 e 2126-5370.

Thaynara Monteiro - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.