Geral - 29/10/2019 - 18:29:59
Servidores participam de treinamento para pesquisa jurídica em bases de dados
Promovida pela Biblioteca do Judiciário, capacitação ocorreu nesta terça (29), das 14 às 16h, na Escola Superior da Magistratura

Consultora Fernanda Vieira, da Editora Fórum, durante o treinamento na Esmal Consultora Fernanda Vieira, da Editora Fórum, durante o treinamento na Esmal

Nesta terça-feira (29), servidores participaram de treinamento para pesquisa jurídica nas bases de dados do Fórum Conhecimento Jurídico e vLex, promovido pela Biblioteca da Justiça alagoana. O magistrado Manoel Cavalcante, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), também participou do treinamento.

A capacitação, ministrada pelos consultores Fernanda Vieira, da Editora Fórum, e Leonardo Oliveira, da empresa vLex, foi realizada das 14h às 16h, no laboratório de informática da Escola Superior da Magistratura (Esmal). O conteúdo programático contou com apresentação da nova plataforma Fórum e da plataforma vLex, além das funcionalidades, acervos disponíveis e métodos de pesquisa tanto no Fórum Conhecimento Jurídico quanto na vLex.

De acordo com a diretora da Biblioteca, Mirian Ferreira Alves, o objetivo foi apresentar melhor aos servidores e magistrados os recursos de pesquisa e o acervo dessas plataformas, a fim de utilizá-los de forma mais efetiva, além de, posteriormente, replicar esse conhecimento para os colegas.

Fórum Conhecimento Jurídico

Ainda este mês de outubro, o serviço digital disponibilizado pela Biblioteca do Judiciário foi reformulado e teve novas funções agregadas ao seu sistema, tornando a navegação mais simples e a pesquisa com mais possibilidades de refinamento. A antiga Biblioteca Digital Fórum foi substituída pela plataforma Fórum Conhecimento Jurídico e desde então já está disponível para os magistrados e servidores.

Para utilizar a ferramenta, o usuário deve se autenticar no primeiro acesso. Depois de efetuar o login no Intrajus e clicar no ícone ?Fórum Conhecimento Jurídico?, deve-se clicar em ?Me autenticar? e em seguida ?Inscreva-se aqui?.

Após realizada a autenticação no primeiro acesso, não será necessária a utilização de senha nos acessos posteriores via intrajus, sendo necessário apenas clicar no link correspondente. Para acessar a plataforma fora da rede do Poder Judiciário, deve-se utilizar a senha cadastrada. Apenas o e-mail institucional pode ser usado para o cadastro.

Em caso de dúvidas, a equipe da Biblioteca está à disposição pelo telefone 2126-5350 ou pelo e-mail biblioteca@tjal.jus.br. Há ainda a possibilidade de agendar um horário para receber orientação individual, um treinamento personalizado ofertado pela Biblioteca para esclarecer dúvidas pontuais e sanar dificuldades na utilização dos recursos de pesquisa disponíveis.


Robertta Farias ? Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br ? (82) 4009-3240 /3141


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.