Esmal - 04/09/2019 - 16:18:45
Servidores participam de reciclagem em mediação e conciliação
Capacitação, promovida pela Esmal, aconteceu na (2) e terça (3); objetivo é atualizar as técnicas de resolução de conflitos

Servidores realizaram simulações de mediação e conciliação. Servidores realizaram simulações de mediação e conciliação. Foto: Lucas de França

Servidores participaram, nessa terça-feira (3), do curso ?Reciclagem em Mediação e Conciliação?, na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A capacitação teve como objetivo compreender o papel do mediador e do conciliador, entendendo as principais diferenças entre os métodos, como também adquirir conhecimentos e técnicas relacionados à resolução de conflitos.

Segundo Moacyra Rocha, conciliadora e mediadora que ministra o curso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) exige que as unidades judiciárias que oferecem cursos de mediação e conciliação realizem anualmente capacitações de reciclagem dos servidores. ?De um ano para o outro se mudam muitas coisas e a gente faz aqui um panorama geral sobre mediação e conciliação nos moldes atuais?, disse.

?O que importa para o Judiciário é que esses servidores consigam replicar as técnicas de mediação e conciliação em seu trabalho. É ter todo esse conhecimento do que mudou no último ano até hoje e estar apto para desenvolvê-lo?, afirmou Moacyra.

O aluno Yuri Hamerson já tinha participado de um curso de mediação e resolveu fazer a reciclagem. ?Sempre aparecem coisas novas e é importantíssimo fazer essa atualização, até para que a gente possa diminuir a quantidade de processos?, destacou.

Para ele, apesar de o servidor não trabalhar diretamente com a mediação, na ausência de um conciliador ele mesmo pode realizar o procedimento.

Durante a capacitação, os cursistas realizaram simulações de mediação e conciliação supervisionadas pela professora, colocando em prática o assunto ministrado.

Lucas de França - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378




Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.