Atualize-se - 06/07/2017 - 16:22:15
Revista da Esmal recebe conceito B5 no Qualis-periódicos
Esmal pretende sedimentar cultura da pesquisa no Judiciário; edital para submissão de artigos será lançado no mês de julho

Revista da Esmal teve a sua quinta edição publicada em dezembro de 2016. Revista da Esmal teve a sua quinta edição publicada em dezembro de 2016. Arte: Itawi Albuquerque

    Nos próximos dias a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) lançará edital para submissão de artigos à Revista da Esmal. Este ano o número de pesquisadores interessados em ver os seus trabalhos publicados na Revista deve crescer, já que  a publicação obteve conceito B5 na última atualização do sistema nacional de periódicos científicos, o Qualis-periódicos.

    A classificação, realizada anualmente, enquadra as publicações científicas em estratos indicativos de qualidade. Esta foi a primeira vez que a Revista da Esmal recebeu a certificação, que representa mais um passo para a sedimentação da cultura da pesquisa e da aproximação do Judiciário alagoano com o universo acadêmico. 

    O conceito é válido para as publicações da Revista nas áreas de área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Trata-se do mesmo índice atribuído à Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). No caso das contribuições enquadradas no campo do Direito, a Revista da Esmal obteve o índice Qualis C. Os resultados de cada área expressam o valor atribuído, conforme entendimento dos especialistas da Capes, à potencial relevância  do conteúdo veiculado para o progresso da ciência.

    O conquista dos selos Qualis pela Revista da Esmal possui relação direta com a criação, em 2016, da Coordenação de Pesquisa e Produção Científica da escola judiciária. O setor, de acordo com a juíza que o coordena, Lorena Sotto-Mayor, desde a sua concepção recebeu  a incumbência de elevar qualitativamente a publicação.  

    ?Essa é uma preocupação da direção da Esmal. Toda a nossa equipe se esforçou para que isso acontecesse. Obviamente, não vamos relaxar com os resultados obtidos e buscaremos majorar esses conceitos?, observa Lorena. Ainda segundo ela, o fato de a Revista da Esmal ter conseguido uma posição no Qualis gera uma espécie de ciclo virtuoso, no qual mais pessoas irão submeter artigos à publicação, a fim de incrementar os seus currículos acadêmicos. Em contrapartida, a Revista se beneficia, uma vez que a ampliação da demanda naturalmente elevará a qualidade dos trabalhos que engrandecem a publicação.

    Com uma linha editorial voltada para a diversidade de conteúdos que compõem a área do Direito, em especial os que abrangem temáticas de interesse do Poder Judiciário, a Revista da Esmal teve a sua quinta edição publicada em dezembro de 2016, ano em que pela primeira vez também foi disponibilizada em formato digital, com quase 400 páginas de artigos científicos produzidos por renomados pesquisadores, inclusive por magistrados de Alagoas.

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.