Esmal - 01/06/2016 - 15:40:14
Esmal promove discussão sobre a importância de preservar o meio ambiente
Evento faz parte da Semana Integrada do Meio Ambiente, que segue até sexta-feira (3) com apoio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE)

Abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º), na sede da Esmal. Abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º), na sede da Esmal. Foto: Pedro Neto

    Promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental é o objetivo da Semana Integrada do Meio Ambiente, que teve início nesta quarta-feira (1º), na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). O evento é promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sempma), em parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), coordenado pelo juiz Hélio Pinheiro Pinto. 

    A semana faz parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O diretor-geral da Esmal, desembargador Fernando Tourinho, abriu o evento falando sobre a importância da integração dos vários órgãos públicos na promoção da educação ambiental. 

    ?Cada pessoa exerce um papel fundamental para melhorar o mundo atual, mas ainda precisamos fazer mais pelo meio ambiente e tudo isso começa pela educação. Afinal, que futuro deixaremos para nossos filhos e netos se não tomarmos conta nem das nossas praias e dos nossos patrimônios??, indagou.

    O coordenador de Projetos Especiais da Esmal, juiz Hélio Pinheiro Pinto, chamou a atenção para a relevância de promover debates sobre o tema. ?Temos uma necessidade cada vez maior de olhar para o meio ambiente com olhos de preservação e de construção de um espaço saudável e equilibrado, principalmente para as próximas gerações?, avaliou o magistrado. 

    ?Parar e refletir sobre a questão do meio ambiente é gerar conscientização, gerar qualidade de vida, gerar preservação do meio ambiente, e isso é muito importante?, explicou a secretária-adjunta do Meio Ambiente, Glória Martins. Ela também exaltou o trabalho integrado dos vários setores públicos para a construção de um mundo melhor. 

    Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, é preciso que a sociedade tome consciência da importância de cuidar do meio ambiente. ?A pauta de educação ambiental tem que começar a partir do cidadão, que tem que fazer a sua parte e contribuir para que o Estado e os municípios possam tornar Alagoas e o Brasil mais sustentáveis?

Primeira Escola Sustentável

    Durante o evento, a coordenadora de Educação Ambiental e Sustentável da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Virgínia Miller, apresentou a primeira escola sustentável do Estado. A Escola Mestre Izaldino, que funciona desde 2009, fica no bairro do Pontal e foi construída usando material que facilita a manutenção, diminuindo o uso de tintas que poderiam ser prejudiciais ao meio ambiente. 

    A escola atende 80 crianças de um a cinco anos de idade, que aprendem sobre a cultura local, a importância da preservação do meio ambiente e sobre temas como compostagem. ?A ideia, durante a semana, é sensibilizar o público para que a gente possa construir um mundo sustentável. Além da questão da cidadania ambiental, para a formação de pessoas que busquem e que trabalhem para a sustentabilidade?, explicou. 

    Para a coordenadora local do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Paola Barbieri, programas como esse são de extrema importância para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um conjunto de metas globais que devem ser alcançadas até 2030, para promover um mundo mais sustentável.

Programação segue até sexta

    A ação terá continuidade na quinta (2) e sexta-feira (3). Na sexta, cerca de 300 alunos das escolas públicas estaduais Silvestre Péricles, Dom Otávio e Pio X participarão da caminhada Ecológica do Meio Ambiente, que está prevista para iniciar às 8h, na Quadra Poliesportiva, no Pontal da Barra. 

Pedro Neto - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.